Ideologia, eu quero uma pra viver!

Bom, aí vai a primeira sobre um pouco da minha ideologia!

Há alguns dias atrás eu estava lendo o blog do Miguel, onde ele escreveu um texto ótimo sobre a cultura das pessoas, principalmente dos adolescentes na atualidade. É um assunto que eu venho pensando há muito tempo, então gostei muito de ter lido alguma coisa sobre, ainda mais porque o texto mostrava uma opinião como a minha.

A sociedade cada vez mais alienada, movida por uma lógica inventada e difundida pela mídia, que dá o "exemplo a ser seguido", e os indivíduos da nossa sociedade copiam. E é isso o que está sendo produzido, um monte de cópias umas das outras. Está cada vez mais difícil de encontrar alguém com uma personalidade diferenciada, porque parece que todos querem usar a mesmo roupa que os artistas da TV usam, ouvir apenas o tipo de música que a MTV apresenta, porque é o que está fazendo sucesso, e a qualidade não importa.

A definição mais democrática da palavra "cultura" diz que quaisquer que sejam o costume de certos indíviduos ou de seus grupos, eles têm um tipo de cultura. Mas esta q está sendo pregada, de seguir apenas o que é tendência, o que é moda, o que faz sucesso, o que acrescente de conhecimento a quem a segue? Por acaso as músicas que essas pessoas escutam trazem uma mensagem melhor do que "eu amo você, você não me ama, eu vou cortar meus pulsos", ou então "eu tenho carro, grana, mulheres ao meu redor, e por isso sou o melhor"? Não até onde eu sei. Pergunte aos jovens de hoje quantos livros eles lêem por ano, e quando eles o fazem, pergunte de que tipo e se é por interesse ou se é para passar na escola. Pergunte também se eles absorvem o conhecimente que recebem de tal livro.

Esse mundo está mesmo virado. "Pra sermos populares, temos de ser medíocres", é o que se poderia dizer. Eu prefiro, então, não ser popular, ser um estranho no mundo, alguém que não pertence a ele, do que pertencer a esta cultura paradoxalmente inculta. Mas eu também acho que isso tem que mudar. E isso só pode ser feito por quem tem consciência destes problemas! Ou seja, eu e todos os que pensarem a mesma coisa.

Comentários

Unknown disse…
ahhhhh sim....o primeiro comentário... e como jargão publicitário funciona: "o primeiro a gente nunca esquece!"
mto bom, parabéns pela iniciativa de criar um blog, é sempre excelente pra quem tem e sabe o que dizer. Eu mesma, ensaio pra criar um, coisa na cabeça eu acho que tenho...mas expor em palavras (inimaginável pra uma redatora) tá complicado...hehehe
sobre o post...2 palavras: sociedade do espetáculo. Olha ali, já dava pra ti discutir firmemente na discplina de comportamento do consumidor...mas continua assim...começou com um largo pé direito. beijo primo.
Unknown disse…
'A sociedade cada vez mais alienada, movida por uma lógica inventada e difundida pela mídia, que dá o "exemplo a ser seguido", e os indivíduos da nossa sociedade copiam.' Ele não é só mais um rostinho bonito :D, ele tem ''contiudo'' (:

Beeeeijão ♥ '*-*
Miguel Scapin disse…
http://miguelpensaescreve.blogspot.com/2008/01/eu-quero-uma-pra-sobreviver.html
texto escrito por mim
quase igual o teu
hehehe
somos parecidos até no pensamento
Clarissa disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens mais visitadas