Vamos celebrar a amizade!

Passou da meia-noite, já não é mais domingo (esclareço que esse não foi um domingo qualquer, foi um divertido, amém!). Já é segunda-feira, 20 de julho. Dia do Amigo.

Um dia tão importante que obriguei-me a incumbir-me de falar alguma coisa sobre. Há um post bem antigo sobre amigos, mas enfim, não foi escrito no Dia do Amigo, então vou escrever outro. E chega de enrolação.

Amizade. Não é fácil encontrar uma verdadeira, principalmente nesse mundo onde todos desconfiam até da própria sombra, o dinheiro manda em tudo, e os interesses por vezes falam mais alto. "Welcome to the jungle", já berrou o Axl Rose, "homens são lobos para os próprios homens', dizia Russeau. Então, uma relação onde um indivíduo confie plenamente em outro? Parece impossível. Deixar de se divertir pra emprestar seu ombro pra um amigo em necessidade e chorar com ele, quando podia estar em qualquer outro lugar fazendo farra? Imagina.

Só que eu não creio que exista ser nesse mundo que viva sem um amigo, sem uma pessoa no mundo para compartilhar seus momentos de alegria e de dor. Para, sei lá, tomar umas Coca-Colas e dar risada aos montes, para beber umas e chorar a perda de um amor ou celebrar as alegrias da vida entoando canções emocionantes à base de berros desafinados em coro. Desafinar nessa hora chega a ser mais bonito.

Duvido que mesmo o ser mais desgraçado nesse mundo nunca teve um parceiro que ligava todo dia à uma hora da tarde pra fazer qualquer coisa, ir na casa um do outro e ficar a tarde inteira, já adentrando a noite, fazendo alguma coisa juntos, mesmo que isso queira dizer não fazer nada além de caminhar por aí sem rumo, um ao lado do outro, sem dizer nada, ou falando bobagem. Já cheguei à conclusão que falar bobagem e dar risada com os amigos é uma das coisas mais aprazíveis do mundo, deve sempre existir. Não ter isso em pelo menos um momento do dia é triste. Eu morreria.

Dizem que amigos são a família por opção. Fato. Verdadeiros amigos só não compartilham o mesmo sangue. E a namorada, afinal, são amigos, e um não deve furar o olho do outro. Aliás, se um amigo ver a namorada do amigo sendo cantada, deve brigar como se a ofensa fosse direcionada a ele próprio. Afinal, um amigo de verdade nunca deixa o outro na mão. Mas de resto, compartilham tudo. Os segredos mais íntimos. Afinal, guardar tudo para si mesmo por muito tempo é impossível, é risco de explosão. E um amigo de verdade, é claro, vai estar ali pra ouvir todas as confissões, afinal, quando este um dia precisar, também ele recorrerá àquele. É uma relação recíproca e totalmente saudável.

E, como toda relação íntima, uma amizade forte não escapa das brigas. O engraçado nisso é que depois das erupções de xingamentos e verdades guardadas sendo expelidas numa velocidade além do imaginável, por não aguentarem mais manter-se secretas, vem o processo de reconciliação, onde os amigos percebem a bobeira que seria deixarem de se falar por motivos tão momentâneos, e a amizade continua, só que ainda mais sólida. Os momentos de sinceridade excessiva servem para consolidar isso tudo. Afinal, amigo é pra todas as horas, até mesmo para as horas de raiva. E como uma pessoa com raiva se sente à vontade para falar de Deus e do mundo, alguém terá que estar lá pra rebater e dizer "não é bem assim", para fazê-la parar de gritar e ouvir. E esse alguém é o amigo.

Em suma: amigos são aqueles que têm mil histórias pra contar. Que sempre quando se encontram depois de um tempo sem se ver, revivem todas elas e choram de rir e de chorar de verdade também, de emoção e saudade da época que já passou. E que, claro, ainda vão viver muitas coisas juntas, pra aumentarem seu acervo de histórias que, no momento em que são vividas, parecem irrelevantes, mas quando são postumamente contadas, com uma carga de emoção característica de narrativa, se tornam as mais preciosas pérolas.

Pode ser que uma pessoa tenha apenas um amigo, pode ser que tenha aos bandos, ao ponto de não conseguir classificar um de "o melhor", sendo todos igualmente especiais, aos seus próprios modos. O importante é existir a amizade, um sentimento lindo que necessita diretamente do amor para existir. E que sempre carregará com ele a lealdade.

Enfim, o dia de hoje foi designado a lembrar a todos a importância deste que sempre estará presente, nas alegrias e nas tristezas, por toda a vida: o amigo. Para este dia, viva! Merece ser celebrado. Saúde (tim-tins de copos chocando-se num brinde)

Comentários

Unknown disse…
Só agora pude ler o seu lindo texto Gui e poder ter a graça de comentar por primeiro :D
Bom, um dia tão especial como esse que neste ano foi celebrado como qualquer outro, sem nada especial,sem ao menos ser lembrado e digno de um simples abraço naquela pessoa 'irmã' seria devido a canseira de quase férias de julho? Não sei, talvez. Mas, apesar de não muita importância de todos em geral continua sendo um dia importantíssimo, além do mais quem vive sem amigos? sem aquele/aquela que é seu diário albulante? que te conhece como a própria palma da mão? que chora, ri e fala besteira contigo? Fica até sem fazer nada pelo simples prazer de estar junto? Pois é, os amigos são tudo! eu fico feliz por ser totalmente abençoada com os meus *-* os quais não vivo sem e amo de coração, jamais ficaria sem aquelas risadas e aquela confiança total. Feliz Dia do Amigo:D e preservem esse tesouro tão precioso que é a amizade.

Postagens mais visitadas