Relógio disparado

Estava eu chegando em casa da aula, mais cedo, em virtude da prova que eu tive, conseqüentemente pensando em dar aquela passada no computador, já que ia dar tempo. Como é perto do meio-dia e eu tenho que fazer algumas coisas a essa hora, antes de o resto do pessoal chegar, eu achei melhor pegar o meu relógio para poder olhar a hora de sair, pois o do computador, como eu já havia dito,. continua defeituoso e eu não estou com vontade de mudar por enquanto.

A partir disso, eu comecei a pensar cá com meus botões: o relógio é algo que me incomoda muito. Esse controle do tempo que tem que ser feito toda hora me deixa louco. "Ah, já são dez horas, vá dormir!" - e se eu não estiver com sono? - "Já é meio-dia, vamos almoçar!" - mas e se eu não estiver com fome? - e assim por diante. Eu acho essa espécie de "controle do tempo" é muito opressora, porque temos de fazer certas coisas dentro de um "prazo" (os horários) determinado, e nem sempre isso é feito de acordo com nossa vontade. E é uma coisa muito estressante ficar correndo sempre, porque "tempo é dinheiro".

As coisas deveriam ser controladas de uma forma mais natural. Pelo menos com mais calma. Do jeito que está o nosso relógio, uma pessoa não pode se alimentar de forma saudável, porque chega em casa e tem que comer uma comida preparada rapidamente, muitas vezes em um aparelho de microondas (que não transforma o alimento na coisa mais saudável do mundo), comer pouca quantidade e fazer isso de um modo ligeiro, pois tem que sair de novo pra trabalhar. E isso é só para citar um exemplo comum. É um absurdo!

É claro que trabalho é uma coisa importante, que deve ser priorizada como modo de sustento. Mas como uma empresa, indústria, ou seja lá o que for, precisa ter mais lucro que a concorrente, os funcionários acabam tendo que cumprir horários absurdos. Será que a saúde física e mental das pessoas não é mais importante que ganhar dinheiro? Eu digo física e mental porque além de não ter tempo pra cuidar do próprio corpo, a pessoa tem que lidar com uma correria louca e incessante, isso fora todos os eventos que ocorrem no dia-a-dia que podem ser ruins ou não. É de deixar qualquer um maluco, por isso essa onda de stress que a cada dia que passa, mais gente entra.

Está havendo nessa Era Digital uma inversão de prioridades. A nossa sociedade precisa mudar alguns velhos conceitos.

Comentários

Vini Manfio disse…
pois é cara
é foda o cara ter sempre que cumprir um horário
mas eu trato de enganar o relógio
adianto quase cinco minutos
pra começar antes as coisas
e terminar antes
pra ter mais tempo livre no final das contas

e eu não tenho microondas
mas mesmo assim
acabo me alimentando mal
comendo xis uma vez por semana

o fato é

o tempo é um troço muito estranho
porque
não adianta
querendo ou não
dependemos daquele idiota
porque ele passa
e ele não volta
menos nos relógios de dvd e vhs
mas aí é coisa pra outro comentário... em outro texto


vou colocar o link lá no blog
mesmo que não ajude muito...
hehehhehe
Miguel Scapin disse…
relógio apenas conta de maneira quase precisa o quanto dura a luz e a escuridão
quem faz o tempo são as pessoas

Postagens mais visitadas