Cálculos

Estava aqui refletindo. Tenho 28 anos, completados em julho deste ano de 2019 que em alguns dias finda.
28 é um marco estranho no caminho. É como uma quinta-feira. Você já passou do meio da semana, mas ainda não chegou no fim. Da mesma forma que você já passou dos 25, mas ainda faltam dois anos para os 30. O que será que isso significa? Podem ser apenas números. Mas pode ser que os números tenham um significado.
Afinal, os números são o que usamos para contar as coisas, estabelecer medidas. As medidas de tempo representam ciclos. Cada ano tem quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Depois, elas se repetem: primavera, verão, outono e inverno novamente. Mas alguns verões são mais chuvosos; outros mais quentes. Às vezes, a época da colheita é bastante frutífera; outras vezes, não. Em certo sentido, os ciclos se repetem; porém, nunca se volta ao mesmo lugar em que se estava.
A cada ano novo que começa, estamos um pouco mais velhos. Pode não parecer ter muita diferença entre o ano que está terminando e o que começa, mas e quando pensamos na diferença entre esse momento e o mesmo período a 5 ou 10 anos atrás?
Um pensamento que me ocorreu é que eu tenho a mesma idade hoje que alguém que nasceu no dia 22 de julho de 1891 tinha em 8 de dezembro de 1919. Mas ter 28 anos naquela época não era o mesmo que ter 28 anos agora. E eu nem estou considerando o lugar.
Escrever textos em um blog pessoal não é uma coisa muito 2019 a se fazer. Não é cool, não é fashion. E eu não tenho nenhum objetivo claro para fazer o que estou fazendo, apenas estou fazendo algo que gosto. Talvez isso tenha alguma coisa a ver com o fato de eu ter nascido no dia 22 de julho de 1991, em Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Ou talvez tenha a ver com o fato de esta ser uma tarde de domingo do mês de dezembro de 2019. Um ano muito estranho, como a minha idade.

Comentários

Postagens mais visitadas