A arte de eternizar instantes

Eu sempre adorei ver fotografias em álbuns. É como ler um livro só com imagens, e ver a história de uma vida, uma biografia, se formando na sua frente, contando um pouco das pessoas que vemos naquele pequeno retângulo, que pode ser colorido ou não.

O caso é que eu sou um péssimo fotógrafo. Fico imaginando o momento certo, a posição e ângulo perfeitos, mas eu sou péssimo com ângulos. Sério, não consigo retratar aquilo que eu queria...Sempre acabo cortando uma coisa que era importante e enquadrando uma que nada tem nada a ver. É talvez uma das grandes frustrações da minha vida, não saber tirar fotos.

Isso porque eu considero tirar foto uma arte. O fotógrafo é um artista do instante. Tem a sensibilidade de captar os elementos perfeitos, o ângulo certo, pra registrar. Deve ser muito reparador. O bom fotógrafo consegue captar em sua lente, não só uma imagem, mas todos os sentimentos, todo o enredo, todos os motivos que estão por trás daquele retrato. Consegue, em um pequeno retângulo de imagem, contar uma história.

É como diz uma música, Fotografia, do Leoni:

"E o que vai ficar na fotografia
São os laços invisíveis que havia
As cores, figuras motivos,
E o sol passando sobre os amigos
Histórias, bebidas, sorrisos
E afeto em frente ao mar."

Ver fotos sempre foi causa de nostalgia em mim. Mesmo quando o momento registrado não tenha nada a ver comigo, eu fico com saudade daquilo, como se fosse a minha vida, só de ver a felicidade, alheia ou não, contida em determinado retrato. É como se fosse "o meu vício de insistir nessa saudade que eu sinto de tudo o que eu ainda não vi", como cantou certa feita Renato Russo. Como se, mesmo não tendo vivido alguma coisa, eu quisesse tanto vivê-la que fico com medo de a vida passar e eu não ter tal oportunidade.

E é o fotógrafo que tem esse dom de eternizar os instantes mais preciosos da vida. Congelar aquele momento que sempre se quer rever, reviver, sentir de novo tudo aquilo que se sentiu naquele tempo, mesmo que apenas na memória.

Comentários

Unknown disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
João Pedro disse…
Concerteza fotografias são lembranças ótimas, e que muitas vezes protagonizam várias risadas. Naquelas fotos familiares, com amigos fazendo bagunça, enfim serve pra de algum forma resgatar esses sentimentos,nos emocionar e deixar novamente aquela saudade o que concerteza é uma arte.
Pedro disse…
Cara, muito boa a leitura sobre fotografia. É realmente isso que tu falo, um momento, um milésimo de segundo que marca a história e causa diversas emoções diferentes sejam elas boas ou não.
Clarissa disse…
as fotografias têm algo de melancólico. são lindas, mas pra mim sempre parecem retratar muito pouco do que nossas retinas registram. prefiro fotografias mentais. e aquelas que, por razão ou outra, ficam eternizadas e podemos acessar, na intimidade de nossa individualidade, toda vez que quisermos.

que sensibilidade tem esse menino para explicar qualquer coisa da vida. tu vale ouro. faz um favor pra mim? não muda nunca.
Jonaldo disse…
A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando juntas ou em paralelo ao longo de muitos anos.
Adoro Fotografias, acredito que nelas há grandes sentidos, lógicos e ocultos.
São muito mais do que imagens, são a concretização dos sentimentos, sonhos, momentos perfeitos, dos momentos tristes, do momento que para uma geração foi perfeito, e que para outra foi terrível.
Por esses e tantos outros motivos as fotos serão apreciadas eternamente.
Marcelo disse…
"Como se, mesmo não tendo vivido alguma coisa, eu quisesse tanto vivê-la que fico com medo de a vida passar e eu não ter tal oportunidade."

Frase eterna. Frase que resume tudo. Realmente uma foto é um livro em imagens. Eu quando olho fotografias sinto saudade, muita saudade, nada mais e nada menos que saudade.

Ótimo texto novamente.
Parabéns!
Amanda disse…
No momento, nada teria mais haver comigo do que este post!
Bom, eu gosto tanto de fotografias, que meu projeto de conclusão do curso de inglês não poderia ter outro tema se não esse!
Tem momentos que eu gostaria de parar tudo e tirar uma fotografia, só pra poder lembrar de cada detalhe depois, cada cor, cada traço, cada movimento...Nada expressa tanto sentimento quanto uma imagem, a intensidades das cores, as feições das pessoas, o romantismo.
A fotografia é uma forma de registrar as emoções e eternizá-las, com certeza ainda tirarei muitas delas!
@mElsenbach disse…
Todos lembram quando nossos pais tiravam inumeras fotos pra marcar o momento que acabara de acontecer, de repente me parei para pensar, o que passaria pela cabeça daqueles principios de gente no momento, em ver o sorriso daquele pai ou daquela mãe, orgulhosa (o) do que seu pequeno havia feito. Pois é, fotografias vistas após muitos anos, são dadas como nostalgicas, eu tenho essa experiência.

Postagens mais visitadas