Viver todas as 24 horas

A única utilidade de dormir é descansar o corpo. É relaxante, então é bom. Mas só é bom porque precisamos. Se nosso corpo não sentisse fadiga, não precisaríamos dormir. E eu gostaria muito que pelo menos o meu não sentisse tal necessidade.

Dormir tira muitas horas do dia. Elas poderiam ser aproveitadas de outras maneiras. Talvez as 24 horas do dia sendo preenchidas com atividades nos desse tempo suficiente para fazer o que é dever e o que é lazer sempre. Porque com as horas de sono, se não falta um, falta o outro. Para mim, dormir é um empecilho.

Queria não precisar dormir, para que meu dia pudesse ter mais horas a serem preenchidas. Ou para ter mais momentos reflexivos olhano para o horizonte sem fim, ou até mesmo para o vazio, perdendo o pensamento no espaço. Gostaria que só eu tivesse o dom de não dormir. Porque aí o mundo inteiro (pelo menos o mundo submetido ao mesmo fuso horário que eu) calaria na madrugada. E eu ficaria lá, assistindo a madrugada passar fria e quieta. O silêncio de um mundo que repousa, que sonha, e que não vai lembrar que sonha quando despertar. Então, eu veria, ainda com a mesma calmaria, o sol surgir por detrás do horizonte, grande, alaranjado e incandescente, cegando meus olhos, e dando um espetáculo de luz e beleza. E depois disso veria tudo se tornando novamente barulhente, veria o mundo acordando e voltando às atividades. E eu teria que parar de observar e começar a agir.

Gostaria de ser a coruja segundo a filosofia, que alça vôo durante a noite para observar o mundo, para ver tudo com um olhar diferente, inacessível aos outros.

Mas meus olhos insistem em ficar pesados e minha mente teima em ficar atordoada, gritando para que eu tire um cochilo até depois do amanhecer.

Comentários

Clarissa disse…
hahaha...estamos em sintonia..hj pensei o dia inteiro nisso...em qto meu dia poderia ter 48h ou eu não precisasse dormir. de fato, dormir é um prazer, mas a noite pra mim é intensa e misteriosa demais para não ser aproveitada com os olhos bem abertos.
Jéssica disse…
Eu sou amante do sono, gosto muito de dormir, mas faço isso por necessidade, por me sentir totalmente esgotada e não conseguir fazer qualquer outra coisa até essa fadiga não passar. Infelizmente é assim, mas se eu pudesse com certeza ocuparia esse tempo com outras atividades de lazer ou como você mesmo citou ver esses espetáculos que acontecem de madrugada, ao anoitecer e principalmente ao amanhecer.
Agradeço a homenagem :) mas não fiz nada de mais, é apenas mais um fato do cotidiano que rendeu inspiração e ideias para um belo texto como todos, é só parar pra pensar.
Unknown disse…
Tudo bem, eu sei que a sensação após uma boa noite de sono é indescritível, mas que perda de tempo é dormir. Esse assunto ppassa seguidamente por nossas conversas e eu costumo usar o 'argumento' de que se dormirmos 8 horas por dia, perderemos 1/3 de nossas vidas, o que é verdade, e é de certa forma frustrante. Eu, sinceramente, gostaria de acostumar meu corpo a dormir 3 horas por dia. Parece meio ambicioso demais, mas apesar de ser amante do sono, considero-o como fragmento de vida perdido.
Amanda disse…
Bom, exatamente como tu disse, dormir é bom porque é relaxante, porque nos acalma e muitas vezes é a melhor forma de fugir do mundo e dos problemas, além disso, ao acordar nos sentimos mais inspirados, mais leves. Ainda assim, se houvesse a opção de não dormir, com certeza eu optaria por esaa, eu seria uma pessoa mais produtiva e consequentemente teria muito mais histórias pra contar, muitas horas a mais para curtir a televisão, as guloseimas da geladeira :), mais tempo para conversar e para ficar com quem gosto.

Postagens mais visitadas